Feliz Natal com Prevenção e sem Perdas: Está chegando a hora da verdade!
Seja qual for o seu ramo de atuação (supermercados, drogarias, home center, e-commerce e etc), para quem fez a lição de casa durante o ano (prevenção de perdas), chegou a hora da verdade!
Agora é o momento de colher excelentes frutos de todo planejamento e dedicação do trabalho realizado em prevenção de perdas.
Está chegando o período mais esperado do varejo, o “NATAL”! . O fluxo de clientes e vendas aumenta muito e consequentemente, as “PERDAS”, decorrentes de furtos (internos e externos), assaltos, inadimplência, golpes e fraudes.
Precisamos redobrar a atenção aos procedimentos para juntos fazermos um grande “NATAL”, sem “PERDAS”.
Para quem não se preparou, ainda dá tempo de minimizar os impactos seguindo as dicas que serão comentadas nesse artigo.
Como disse sabiamente Bernadinho técnico da seleção brasileira de vôlei “A vontade de se preparar tem que ser muito maior do que a vontade de vencer, pois vencer será a consequência de uma boa preparação”.
Trazendo para o nosso cotidiano uma boa preparação irá reduzir as perdas e a consequência será a maximização o lucro da empresa.
Prevenir é a solução! Dicas importantes!
* Time de Prevenção de Perdas:
Do fiscal ao diretor de prevenção de perdas todos devem estar engajados e apoiando as operações no Natal gerando maior credibilidade e com certeza o reflexo será redução das perdas.
* Treinamento das Equipes:
Efetuar treinamento de prevenção de perdas para todos os colaboradores ligados a operação e inclusive temporários de natal, fazendo uma parceria com o RH.
* Operação de caixa (Frente de caixa):
Recomenda – se a realização periódica (de hora em hora) de sangrias dos caixas (ou quando tivermos valores elevados nos caixas).
Mantenha a gaveta do caixa sempre trancada com chave.
Não deixe dinheiro na gaveta do caixa de um dia para o outro, (inclusive fundo de troco).
Atenção à identificação de possíveis cédulas de real falsas ( $ ) e também cartões de crédito clonados ( $ ), cheques falsificados ( $ ).
Cuidado com documentos falsos para abertura de crediário ou cartão de bandeira própria (private label).
Todos os cheques devem ser consultados sem exceção nos sistemas de proteção ao crédito.
Em caso de pagamento com cartão sem chip, sempre solicite documento de identificação do cliente.
Tenha muita atenção ao efetuar o troco no caixa. Cuidado com o golpe do troco.
Muita atenção aos cupons fiscais cancelados, conferir diariamente o controle de cupons fiscais cancelados.
* Entrega de Sacolas:
Muito cuidado para não efetuar entrega de sacolas erradas para os clientes, evitando transtornos desnecessários.
* Precificação das Mercadorias:
Redobre a atenção a colocar os preços nas mercadorias e também a possíveis trocas de etiquetas de preços por clientes mal intencionados.
* Estoque e Armazenagem:
Como os estoques aumentam consideravelmente nesse período, tenha muito cuidado ao estocar / armazenar as mercadorias para não gerar avarias e perda de validade, ocasionando perdas, ou seja, quebras operacionais.
Pratique o PVPS (PRIMEIRO QUE VENCE, PRIMEIRO QUE SAI) diariamente.
Lembrem – se: Em breve iniciarão os inventários para balanço patrimonial.
Não é porque o fluxo de vendas aumentou decorrente do natal que devemos parar o inventário rotativo, pois precisamos controlar constante o estoque e inclusive (rupturas, estoque virtual, furto interno, externo e etc).
* PAQ (Produtos de Alta Quebra):
Monitorar constantemente os produtos PAQ (PRODUTOS DE ALTO RISCO DE QUEBRA).
* Circulação de Produtos:
É expressamente proibida a circulação de mercadorias sem as devidas notas fiscais.
* Recebimento de Produtos:
É de extrema e fundamental importância que as mercadorias sejam devidamente conferidas na entrega das mercadorias, independente da quantidade de volumes.
* Reposição de Mercadorias no PDV:
Abastecer constantemente as mercadorias no PDV (gondolas, prateleiras, expositores e etc) evitando a perda de vendas e que mercadorias fiquem paradas no estoque / depósito.
* Embalagens:
Cuidado para não faltar embalagens, faça a reposição diariamente.
As embalagens vendáveis também fazem parte do estoque, portanto, devem ser corretamente armazenadas.
* Temporários (Extra de Natal) / Promotores Externos:
Acompanhar de perto, a atuação do temporário de natal, já que pelo pouco tempo de atuação na empresa, ainda não está devidamente capacitado sobre os Valores, Cultura, Conduta e Normas da empresa.
Deve ser evitado guardar pertences pessoais do temporário de natal e também dos promotores externos na loja. Em casos que realmente se faça necessário a guarda na loja, estes devem estar em locais de fácil visualização ou então, guardados em armários com chave.
Efetuar controle de entrada e saída e identificação dos promotores externos
* Abertura e Fechamento: Loja / Centro de distribuição:
Solicite apoio do segurança, fiscal de loja ou fiscal de prevenção de perdas.
Ao ir embora ligue o alarme da empresa de monitoramento (nunca esquecer).
Verifique se as portas foram trancadas adequadamente e coloque o lacre de segurança.
Para lojas de rua, mantenha sempre alguém longe da porta (na rua ou na esquina) durante os procedimentos de Fechamento / Abertura, verifique se na proximidade existem estranhos ou alguém com atitudes suspeitas antes do Fechamento/Abertura.
Em caso de dúvida/desconfiança, manter contato com o Monitoramento (Rádio/Celular) durante o Fechamento/Abertura.
* Atendimento Preventivo:
A Abordagem Preventiva tem como objetivo evitar a consumação de uma perda que pode ser ocasionada pelo consumo, degustação ou furto de produtos na área de vendas onde o colaborador deve tomar todas as precauções para não provocar constrangimentos.
Nunca correr risco pessoal ou profissional.
* Furtos Salão de vendas / Quiosques / Colaboradores:
Crime de furto:
O crime de furto é consumado quando o furtante retira produtos da loja / quiosque sem efetuar o devido pagamento no caixa, enquanto o cliente permanecer com o produto dentro da loja, guardando, por exemplo, dentro de sua bolsa, não pode ser caracterizado um furto.
Cuidado com supostos clientes que se apropriam de produtos na loja e querem efetuar trocas, faça valer as regras de trocas (troca somente com cupom fiscal / etiqueta de trocas).
Redobrar a atenção a possíveis furtos internos cometidos por colaborares mal intencionados.
Regra de ouro ter absoluta Certeza!
Etiqueta Antifurto:
Não se esqueça de etiquetar as mercadorias, testers, demonstradores, inclusive com as etiquetas de antifurto e sempre reforçar com uma fita transparente PVC transparente.
Observação: Inclusive as mercadorias do estoque.
Antenas Antifurto:
Teste as antenas Antifurto pelo menos 3 vezes ao dia:
Pela Manhã antes da abertura da loja / Pela Tarde após o almoço / Pela Noite por volta das 18:00 hs.
Essa ação tem o objetivo de detectar o não funcionamento da antena, prevenindo e mitigando o risco iminente de um possível furto.
* PAR (Produtos de Alto Risco):
Monitorar constantemente os produtos PAR (PRODUTOS DE ALTO RISCO DE FURTO).
* Assaltos:
É obrigatória a realização periódica de sangrias dos caixas de hora em hora (ou quando tivermos valores elevados nos caixas).
Procure ficar calmo (não entrar em desespero).
Acionar o Botão de Pânico (se possível) – único meio de alerta.
Mantenha os telefones emergenciais em lugar de fácil acesso.
Cuidado com arrombamentos reforce portas, janelas, alarmes e etc.
Revisar e fazer manutenção preventiva nos equipamentos de segurança (câmeras, rádios, alarmes, acessos, antenas antifurto e etc).
Regra de ouro sem heroísmo e jamais reagir!
Fiscais de lojas:
O trabalho do fiscal de loja é baseado na observação e monitoramento (interno e externo), inclusive com o apoio das câmeras de segurança, ele deve ficar atento a possíveis atitudes suspeitas fazendo sempre abordagem preventiva, auxiliando sempre a área de prevenção de perdas.
Nunca expor a vida das pessoas a riscos, pessoal e profissional.
Observação: Antes de qualquer atitude acione sempre o gerente ou o responsável pela loja.
Regra de ouro sem heroísmo e jamais reagir!
Verificação do lixo:
Verifique sempre a saída do lixo.
As caixas de papelão devem sair sempre desmontadas.
Contingências:
Revisar as contingências de equipamentos de informática, telefonia, conexão de dados para cartões de crédito e débito (TEF / POS), consultas de cheque, geradores de energia e outras mais que possam gerar perdas de vendas no PDV.
Reforçar os plantões de suporte das áreas chaves (prevenção de perdas, tecnologia, financeiro, fiscal, jurídico e etc).
Boas vendas com prevenção, qualidade e segurança.
Respire Vendas e Transpire Prevenção de Perdas o resultado será a maximização do seu lucro.
DISCIPLINA NOS PROCESSOS É TUDO OU NADA…
Autor: Rodrigo Canal, 19 anos de experiência em varejo em áreas como Prevenção de Perdas, Fraudes, Auditoria, Operações em Lojas e Operações Logísticas, em grandes redes. Atualmente é Gerente de Operações e Prevenção de Perdas da Cambuci (Penalty/Stadium).
Co-administrador do grupo Prevenção de Perdas Brasil no WhatsApp. Quer fazer parte? Fale Conosco!
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